INÍCIO • IMPACTOS • ESPÉCIES PROBLEMÁTICAS • MEDIDAS DE CONTROLO • LOCAIS PROBLEMÁTICOS AJUDE-NOS...

Principais impactos

Entre os principais impactos associados às populações de gaivotas contam-se:

 i) Danos patrimoniais
Devido à sua acidez, os excrementos das Aves têm uma importante acção corrosiva sobre os materiais em que são depositados, assim como um impacto estético não negligenciável. Este problema afecta com maior gravidade o património imóvel (e.g. edifícios, estátuas, mobiliário urbano) mas, em locais onde existe uma grande concentração de gaivotas, pode afectar também viaturas automóveis. Não é um problema exclusivo das populações de gaivotas, sendo até mais frequentemente associado aos pombos das cidades;
 

 

 

 

 

 

 

fotografia de Carlos Gil Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ii) Entupimento de caleiras e canos
Nos telhados onde as gaivotas pousam com frequência, seja porque são zonas de repouso ou porque aí nidificam, dá-se frequentemente o entupimento das caleiras e canos de escoamento de águas pluviais, devido à acumulação de excrementos, restos de alimento e, principalmente, de materiais usados na construção dos ninhos;
 

 iii) Transmissão de agentes patogénicos
As gaivotas podem ser portadoras de agentes patogénicos (exemplo: Salmonella spp., Campylobacter spp., Listeria spp., Miyagawanella spp.). Adicionalmente, são frequentes as infestações secundárias de insectos nos ninhos de gaivotas.
 

 iv) Ruído
As gaivotas emitem frequentemente vocalizações, particularmente durante a época de reprodução. Nos locais onde existe um grande número de casais a nidificar, o ruído causado pode perturbar o descanso das pessoas.
 

 v) Perturbação das actividades profissionais
As grandes concentrações de gaivotas em locais como os aterros sanitários e os portos de pesca podem perturbar as actividades que aí decorrem, ao dificultarem a circulação de pessoas e veículos e, no caso do pescado, por tentarem roubar a mercadoria.
 

 vi) Perturbação no usufruto das áreas de lazer
As gaivotas competem pelo alimento e pelo espaço com os animais ornamentais que existem nas zonas de lazer (peixes, pombos, galinhas, pavões, patos, gansos, cisnes, coelhos). A agressividade e agilidade das gaivotas permitem-lhes sobreporem-se tanto às espécies mais pequenas como às de maior porte. As gaivotas podem também predar ovos, juvenis e adultos de animais ornamentais. Em parques e jardins é frequente a extrema habituação dos animais, e das gaivotas em particular, à presença humana, sendo comum o roubo de comida das mesas de esplanadas (situação que também configura um risco acrescido de contaminação microbiológica dos alimentos).

 

 vii) Colisões com aeronaves
As colisões de aves com aeronaves correm principalmente durante a descolagem e aterragem. Este problema afecta especialmente os aeroportos localizados em zonas costeiras, sendo mais marcado durante os períodos de migração, mas não é causado exclusivamente por gaivotas.


Área Metropolitana do Porto Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

 website por cgmdesign.net

fotografias de Nyctea - Serviços de Natureza e Ambiente
excepto onde existir referência a outra fonte

animação flash e fotografias de gaivota em vôo por Carlos Gil Martins

Veja porquê